A embaixada dos Estados Unidos da América prevê violência do dia da votação em Moçambique e alertou os seus cidadãos a não aproximar-se dos postos de votação principalmente nas províncias de Gaza, Nampula e Cabo Delgado.
“Devido à violência extremista em curso nos distritos ao norte de Pemba, província de Cabo Delgado, violência recente contra grupos da sociedade civil em Xai-Xai, província de Gaza e ameaças na cidade de Nampula, província de Nampula, a embaixada incentiva aos cidadãos norte-americanos a reconsiderar viajar para estas áreas”, lê-se no comunicado emitido hoje, 11 de Outubro.
“Enquanto a embaixada dos EUA espera que as eleições sejam relativamente tranquilas durante a maior parte do país e reconhece que o governo da República de Moçambique está a trabalhar incansavelmente para garantir que as eleições sejam seguras e ordeiras, lembramos os cidadãos dos EUA de permanecerem vigilantes e cientes de seu entorno”, acrescenta o comunicado.
Desde o início da campanha eleitoral, mais de uma dezena de pessoas foram mortas e outras sequestradas incluindo mais de 70 casas incendiadas por insurgentes em Cabo Delgado. Em todo o país, 38 pessoas morreram, 225 contraíram ferimentos e 15 casas foram incendiadas até a quinta semana da campanha eleitoral.